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Sobre o sistema de bilhetagem de Brasília

O usuário do sistema de transporte público do Distrito Federal tem à disposição uma rede ampliada abrangente de postos de recarga, um app - disponível nas lojas IOS e Android - para consulta de saldos e extratos e pagamento de recarga via boleto,  além de uma central exclusiva de atendimento telefônico 61 3120-9500 para dúvidas, sugestões e reclamações.

No total, a população que utiliza o SBA terá à disposição mais de 120 pontos de atendimento para a realização de cadastro, recarga dos cartões, solicitações e consultas diversas distribuídos em todo o Distrito Federal.

Acesse nosso app

USE CORRETAMENTE O SEU VALE TRANSPORTE!

O benefício é concedido exclusivamente para locomoção entre a residência, o trabalho e o retorno

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Conheça os mais de 120 locais de atendimento ede recarga do seu Cartão Mobilidade

Comunicados

COMUNICADO 19.03.2021 - INSTITUIÇÕES DE ENSINO 

Informamos às Instituições de Ensino que não é necessário o envio de qualquer ofício em substituição aos instrumentos definidos para o envio do calendário acadêmico e da lista de frequência.  

Ressaltamos que o envio do calendário acadêmico deve ocorrer antecipadamente ao início de cada semestre.
Por sua vez, a lista de frequência deve ser enviada todos os meses até o quinto dia útil por meio da plataforma SCIE.  

Atenciosamente, 
BRB Mobilidade

COMUNICADO 18.03.2021 - INSTITUIÇÕES DE ENSINO 

Informamos às Instituições de Ensino que o canal oficial para comunicação com o BRB, no que tange assuntos relacionados ao Passe Livre Estudantil, é exclusivamente o e-mail passelivre.estudantil@brbservicos.com.br. 

Em tempo, os canais oficiais dos estudantes são os seguintes: 
- Site BRB Mobilidade: www.mobilidade.brb.com.br/passelivre
- Central de Atendimento BRB Mobilidade:3120-9500
- Chatbot BRB Mobilidade (disponível no site) 

Os estudantes poderão visualizar a situação cadastral e o registro do envio da frequência por sua instituição de ensino por meio do seu perfil de acesso à plataforma do Passe Livre Estudantil
https://mobilidade.brb.com.br/passelivre/   

Atenciosamente, 
BRB Mobilidade

COMUNICADO 17.03.2021 - INSTITUIÇÕES DE ENSINO 

Informamos que a liberação do benefício do Passe Livre Estudantil está condicionada ao envio da frequência mensal pela plataforma SCIE, devendo ser enviada até o quinto dia útil do mês corrente, conforme Portaria Conjunta nº 05 de 24 de fevereiro de 2016 e a Lei 4.462 de 13de Janeiro de 2010. 

Ressaltamos que não é necessário o envio de ofício por parte da instituição para processamento de listas de frequência.  

Atenciosamente, 
BRB Mobilidade

Saiba Mais

Como faço para adquirir o Cartão Mobilidade?

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Para adquirir o seu cartão do transporte Mobilidade você deslocar-se até um dos postos de atendimento do BRB Mobilidade. Clique aqui e consulte os locais. Também é possível solicitar nos guichês de cadastro localizadas em oito estações do Metrô, clique e veja quais são. Para facilitar a aquisição ainda é possível realizar o cadastro por meio do site e ir até o posto para pegar seu cartão. Não se esqueça de levar seu documento de identificação com foto.

Onde faço recarga de créditos do cartão?

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A recarga pode ser feita pelo APP BRB Mobilidade disponível nas lojas IOS e ANDROID e, ainda, pelo site BRB Mobilidade. Também é feita nos postos de atendimento BRB Mobilidade, nos guichês de atendimento das Estações do Metrô, e Lojas  BRB Conveniência, totalizando mais de 121 pontos físicos. Os locais dos postos podem ser verificados aqui.

Todos os cartões poderão ser recarregados nas Conveniências BRB?

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Somente o Cartão Mobilidade, também conhecido como Cartão Cidadão.

Quais são os valores mínimos e máximos para a recarga realizada nas Conveniências BRB e as formas de pagamento?

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Valor mínimo de recarga: R$2,70 é o mínimo nos pontos de recarga; R$ 5,00 é o mínimo no aplicativo.

Valor máximo de recarga: R$ 1.000,00 (tanto nos pontos de recarga como pelo aplicativo por pagamento através de boleto).

É possível fazer a recarga do cartão Mobilidade pelo aplicativo?

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Sim. Após fazer login no app BRB Mobilidade o usuário deve clicar na opção Recarga de cartão, inserir o valor desejado e, ao confirmar será gerado um boleto. Após o pagamento do boleto, o crédito solicitado será disponibilizado no prazo de até 72 horas. Somente após a utilização do cartão é que o saldo será atualizado.

Como funciona a integração tarifária?

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A integração tarifária é um benefício do transporte público que proporciona desconto na tarifa aos usuários. A viagem integrada é aquela realizada com até dois transbordos, ou seja, três acessos subsequentes ao outro, sem retornar ao ponto de partida, no intervalo máximo de até três horas. Por meio da integração o usuário paga no máximo R$ 5,50 para seus trajetos no sistema.

O benefício vale entre qualquer tipo de modalidade do transporte: micro-ônibus, ônibus, BRT e Metrô.

Como acesso o aplicativo BRB Mobilidade?

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O aplicativo está disponível gratuitamente nas lojas para Android e IOS. Para acessá-lo é necessário informar o CPF e o número do cartão.

Qual o tempo para que a recarga realizada pelo aplicativo esteja disponível no cartão?

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Após a compensação do pagamento do boleto, o crédito solicitado será disponibilizado no prazo de até 72 horas (prazo para liquidação de boletos). Somente após a utilização do cartão é que o saldo será atualizado.

Quais são as etapas para a recarga de crédito embarcado no cartão mobilidade?

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a) Aproximar o cartão mobilidade de um validador de ônibus ou catraca de terminal.  
b) O validador creditará o cartão com o saldo embarcado adquirido pelos canais digitais.    
c) Afastar e aproximar novamente o cartão mobilidade do validador de ônibus ou catraca de terminal.    
d) O validador liberará a catraca ou bloqueio viabilizando o acesso ao meio de transporte público.

Paguei o boleto, mas o saldo no aplicativo não atualizou, o que ocorreu?

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Após o pagamento do boleto e sua compensação, o aplicativo BRB  Mobilidade apresentará a informação do valor de recarga realizada e informará  que o valor está bloqueado aguardando a utilização do cartão em alguma  catraca atualizada para registrar o crédito no cartão.

Como faço o cadastro para receber o cartão Passe Livre Especial

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Pelo site mobilidade.brb.com.br/passelivre/pcd/ é possível realizar o cadastro, enviar a documentação necessária à Sejus e, ainda, acompanhar o processo. Após o cadastro aprovado, será agendado o dia para retirada do Cartão Especial.

Como faço para solicitar uma 2ª via do meu cartão?

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A segunda via dos cartões pode ser solicitada nos postos BRB Mobilidade específicos, consulte aqui.

Caso o seu cartão seja Cartão Estudantil, solicite no site https://mobilidade.brb.com.br/passelivre (opção 2ª via). Após a solicitação, você receberá um e-mail indicando a data e o local para a retirada do seu cartão.

O valor da taxa de segunda equivale a R$ 5,40. O pagamento deve ser realizada por meio de depósito identificado em um agência bancária do BRB ou nas lojas BRB Conveniência. O Posto BRB Mobilidade da Galeria dos Estados e Mezzanino da Rodoviária do Plano Piloto aceitam o pagamento por de transferência on-line PIX.

Onde posso tirar dúvidas?

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O usuário do transporte público pode realizar consultas sobre o sistema de bilhetagem, cartões do transporte, benefícios e tirar outras dúvidas relacionadas fazer sugestões e reclamações por meio da Central de Atendimento BRB Mobilidade, o número é 61 3120-9500. O atendimento humano funciona 2ª a 6ª feira, das 07 às 19h.

O atendimento digital da Central BRB Mobilidade funciona 24 horas, inclusive para consulta a saldo de cartões e bloqueios.

Você ainda pode realizar consultar em nosso Chatbot ou por meio do FALE CONOSCO do app BRB Mobilidade.

Como o Profissional de Saúde pode adquirir o cartão para acesso gratuito ao transporte público no DF?

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Concedida medida cautelar para suspender, com eficácia erga omnes e efeitos ex nunc, a vigência da Lei distrital 6.592/20 até o julgamento definitivo da presente ação direta de inconstitucionalidade. (24 de Setembro de 2020)

vale transporte

O que é o Vale Transporte?

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É um benefício garantido pela CLT que consiste no adiantamento feito pelo empregador para custear o deslocamento do funcionário de casa para o trabalho e vice-versa.

Quem tem direito ao Vale Transporte?

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Todo funcionário sob regime da CLT, independentemente de serem temporários ou empregados domésticos. Sendo de sua vontade, o empregador tem que oferecer o benefício.

Como funciona o pagamento do Vale Transporte?

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Segundo a Lei, o Empregador pode descontar até 6% do salário do empregado. A diferença deverá ser custeada pela empresa ou empregador.

Como é calculado o desconto do VT?

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É necessário calcular os 6% de seu salário, conforme exemplo abaixo:
Salário: R$ 2.000,00
6%: R$ 120,00
Custo do deslocamento: R$ 200,00.
Dessa forma, serão descontados os R$120,00 e a empresa complementará com R$ 80,00.

Como o Vale Transporte deve ser utilizado?

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Deve ser realizado entre a residência do empregado até o local do trabalho. Podendo ser transporte urbano, intermunicipal ou, em alguns casos, interestadual. Porém, somente utilizados em meio de transporte coletivo público, não podendo ser utilizado em taxi ou vans.

Existe um trajeto mínimo para direito ao VT?

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Segundo a Lei, não existe distância mínima. O empregador tem sempre a obrigação de oferecer o benefício.

Existe alguma penalidade para seu mau uso?

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Caso o empregado apresente falsa declaração de endereço ou faça utilização indevida, o empregador poderá descontar o valor utilizado equivocadamente, além de ser passível de demissão por justa causa.

A empresa solicitou a 1ª Via do Cartão. Há cobrança do plástico?

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Não. Somente em casos de solicitação de 2ª via que há cobrança de R$ 5,40.

Recadastramento
Passe livre especial

Quem deve renovar o cadastro?

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Todos os usuários PCDs que são beneficiários do Passe Livre Especial antes do vencimento do seu cadastro, que é válido por dois anos.

Quando devo me recadastrar para garantir o meu benefício?

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Antes do vencimento do cadastro, que é válido por dois anos, conforme Art. 1, § 2ºdo Decreto nº 29.245/2008.

Porque devo me recadastrar?

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A atualização do seu cadastro é muito importante para o Banco de Brasília, mas principalmente para você, pois nos ajuda a corrigir eventuais inconsistências em nossos bancos de dados, e acima de tudo, garante o seu benefício.

Onde é possível realizar o recadastramento?

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O envio de documentos para o recadastramento bem como o acompanhamento do andamento do processo podem ser realizados por meio do site Passe Livre Especial clicando aqui.

Além disso, é possível realizar o recadastramento no Posto de Atendimento especializado ao usuário pessoa com deficiência que fica localizado na Estação Galeria 112 Sul. 

Quais os documentos necessários para o recadastramento?

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Laudo Médico
RG e CPF
Comprovante de Renda
Comprovante de Residência
FOTO 3×4

Para mais informações, consulte clicando aqui, ou ainda a Central de Atendimento BRB Mobilidade no telefone 3120-9500.

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