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Sobre o sistema de bilhetagem de Brasília

O usuário do sistema de transporte público do Distrito Federal tem à disposição uma rede ampliada abrangente de postos de recarga, um app - disponível nas lojas IOS e Android - para consulta de saldos e extratos e pagamento de recarga via boleto,  além de uma central exclusiva de atendimento telefônico 61 3120-9500 para dúvidas, sugestões e reclamações.

No total, a população que utiliza o SBA terá à disposição mais de 120 pontos de atendimento para a realização de cadastro, recarga dos cartões, solicitações e consultas diversas distribuídos em todo o Distrito Federal.

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Conheça os mais de 120 postos de atendimento e pontos de recarga do seu Cartão Mobilidade

PERGUNTAS & RESPOSTAS

1. O BRB é responsável pela bilhetagem?

^

Sim. EM 04/11/2019 o BRB assumiu a operacionalização do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) do Distrito Federal. Porém, a Secretaria de Mobilidade continua a atuar como gestora do SBA.

2. Quais foram as mudanças promovidas pelo BRB?

^

O BRB atuou na ampliação dos postos de atendimento para recarga, com a inclusão da rede BRB Conveniência que possui lojas espalhadas em diferentes pontos do Distrito Federal;

Investiu também na melhoria da infraestrutura tecnológica, com o objetivo de fornecer melhores experiências aos usuários, evitando assim filas e transtornos ao cidadão;

Promoveu reformas dos postos de atendimento para melhorar a segurança e o conforto dos usuários;

Criou o app BRB Mobilidade, disponível nas lojas IOS e Android, disponibilizando consulta de saldos, extratos, itinerários e os horários de todas as linhas de ônibus, além de possibilitar recarga on line e canal Fale Conosco para dúvidas, sugestões e reclamações dos usuários.

Criou a Central de Atendimento BRB Mobilidade, que disponibiliza serviços de consulta de saldo, solicitação de bloqueio, informações sobre pedido de 2ª via, além de atender dúvidas, sugestões e reclamações dos usuários.

3. O Cartão Brasília Cidadã agora se chama Cartão Mobilidade?

^

Sim. Conforme o DECRETO Nº 40.392, DE 16 DE JANEIRO DE 2020, o "Cartão Brasília Cidadã" passa a denominar-se "Cartão Mobilidade". E continua com as mesmas características e vantagens.

4. Como faço para adquirir o Cartão Mobilidade?

^

Para adquirir um cartão Mobilidade (Brasília Cidadã) é preciso se dirigir a um dos postos de atendimento do BRB Mobilidade.

5. Onde faço recarga de créditos do cartão?

^

A recarga pode ser feita pelo APP BRB Mobilidade disponível nas lojas IOS e ANDROID e, ainda, pelo site BRB Mobilidade. Também é feita nos postos de atendimento BRB Mobilidade, nos guichês de atendimento das Estações do Metrô, e Lojas  BRB Conveniência, totalizando mais de 121 pontos físicos. Os locais dos postos podem ser verificados aqui.

6. Todos os cartões poderão ser recarregados nas Conveniências BRB?

^

Somente o Cartão Mobilidade, também conhecido como Cartão Cidadão.

7. Quais são os valores mínimos e máximos para a recarga realizada nas Conveniências BRB e as formas de pagamento?

^

Valor mínimo de recarga: R$2,70 é o mínimo nos pontos de recarga; R$ 5,00 é o mínimo no aplicativo.

Valor máximo de recarga: R$ 1.000,00 (tanto nos pontos de recarga como pelo aplicativo por pagamento através de boleto).

8. É possível fazer a recarga do cartão Mobilidade (antigo Brasília Cidadã) pelo aplicativo?

^

Sim. Após fazer login o usuário deve clicar na opção Recarga de cartão, inserir o valor desejado e, ao confirmar será gerado um boleto. Após o pagamento do boleto, o crédito solicitado será disponibilizado no prazo de até 72 horas. Somente após a utilização do cartão é que o saldo será atualizado.

9. O que é integração? Qual o benefício que ela traz para o usuário?

^

A integração tarifária consiste em proporcionar desconto na tarifa dos usuários que realizarem viagens utilizando um ou mais modais de transporte. A viagem integrada é aquela realizada pelo usuário com até dois transbordos, o que equivale a três acessos, um subsequente a outro, sem retornar ao ponto de partida e realizada no intervalo máximo de até três horas a contar do primeiro acesso, pagando uma tarifa única total de R$ 5,50. O benefício vale entre qualquer tipo de ônibus do sistema e o metrô. A integração pode ser feita em qualquer parada de ônibus e em terminais rodoviários do DF. 

10. Como acesso o aplicativo BRB Mobilidade?

^

O aplicativo está disponível gratuitamente nas lojas para Android e IOS. Para acessá-lo é necessário informar o CPF e o número do cartão.

11. Qual o tempo para que a recarga realizada pelo aplicativo esteja disponível no cartão?

^

Após a compensação do pagamento do boleto, o crédito solicitado será disponibilizado no prazo de até 72 horas (prazo para liquidação de boletos). Somente após a utilização do cartão é que o saldo será atualizado.

12. Quais são as etapas para a recarga de crédito embarcado no cartão mobilidade?

^

1) Aproximar o cartão mobilidade de um validador de ônibus ou catraca de terminal.  
2) O validador creditará o cartão com o saldo embarcado adquirido pelos canais digitais.    
3) Afastar e aproximar novamente o cartão mobilidade do validador de ônibus ou catraca de terminal.    
4) O validador liberará a catraca ou bloqueio viabilizando o acesso ao meio de transporte público.

13. Paguei o boleto, mas o saldo no aplicativo não atualizou, o que ocorreu?

^

Devido ao sistema trabalhar de modo off-line, somente após a utilização do cartão é que o saldo será atualizado no sistema. Porém, após o pagamento do boleto e sua compensação, o aplicativo apresentará a informação do valor de recarga realizada, informando que o valor está bloqueado aguardando a utilização do cartão em alguma catraca atualizada de ônibus ou metrô, para registrar o crédito no cartão.

14. Como faço o cadastro para receber cartão passe livre para pessoa com necessidade especial?

^

Pelo site mobilidade.brb.com.br/passelivre/pcd/ é possível solicitar o cadastro, enviar a documentação solicitada pela Sejus e acompanhar o processo. Após o cadastro aprovado, será agendado dia para retirada do cartão Especial.

15. Como faço para solicitar a 2ªvia do cartão?

^

Diretamente nos postos BRB Mobilidade que fazem a emissão do cartão. Confira a lista com os endereços e serviços prestados no site ou aplicativo para identificar o posto mais próximo.

Acesse também as Cartas de Serviços para maiores informações https://mobilidade.brb.com.br/mobilidade/cartas-de-servicos-brb.html

Caso o seu cartão seja Cartão Estudantil (PLE), é necessário tanto o cadastro como a solicitação no site https://mobilidade.brb.com.br/passelivre (opção 2ª via), juntamente com o comprovante da taxa de segunda via (o valor da taxa da 2º via corresponde a duas vezes o valor da menor tarifa vigente - hoje no valor de R$ 5,40). Após validação do cadastro, você receberá um e-mail indicando a data e o local para a retirada do seu cartão.

16. Onde posso tirar dúvidas?

^

O BRB Mobilidade criou uma Central de Atendimento exclusiva para dúvidas, sugestões e reclamações. O número é 61 3120-9500. Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª, das 7 às 19 h. E para atendimento digital (consulta a saldo, por exemplo), a central funciona 24 horas. Você pode utilizar também o canal FALE CONOSCO do app BRB Mobilidade.

17. Como o Profissional de Saúde pode adquirir o cartão para acesso gratuito ao transporte público no DF?

^

Concedida medida cautelar para suspender, com eficácia erga omnes e efeitos ex nunc, a vigência da Lei distrital 6.592/20 até o julgamento definitivo da presente ação direta de inconstitucionalidade. (24 de Setembro de 2020)

saiba mais sobre o vale transporte

1. O que é o Vale Transporte?

^

É um benefício garantido pela CLT que consiste no adiantamento feito pelo empregador para custear o deslocamento do funcionário de casa para o trabalho e vice-versa.

2. Quem tem direito ao Vale Transporte?

^

Todo funcionário sob regime da CLT, independentemente de serem temporários ou empregados domésticos. Sendo de sua vontade, o empregador tem que oferecer o benefício.

3. Como funciona o pagamento do Vale Transporte?

^

Segundo a Lei, o Empregador pode descontar até 6% do salário do empregado. A diferença deverá ser custeada pela empresa ou empregador.

4. Como é calculado o desconto do VT?

^

É necessário calcular os 6% de seu salário, conforme exemplo abaixo:
Salário: R$ 2.000,00
6%: R$ 120,00
Custo do deslocamento: R$ 200,00.
Dessa forma, serão descontados os R$120,00 e a empresa complementará com R$ 80,00.

5. Como o Vale Transporte deve ser utilizado?

^

Deve ser realizado entre a residência do empregado até o local do trabalho. Podendo ser transporte urbano, intermunicipal ou, em alguns casos, interestadual. Porém, somente utilizados em meio de transporte coletivo público, não podendo ser utilizado em taxi ou vans.

6. Existe um trajeto mínimo para direito ao VT?

^

Segundo a Lei, não existe distância mínima. O empregador tem sempre a obrigação de oferecer o benefício.

7. Existe alguma penalidade para seu mau uso?

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Caso o empregado apresente falsa declaração de endereço ou faça utilização indevida, o empregador poderá descontar o valor utilizado equivocadamente, além de ser passível de demissão por justa causa.

8. A empresa solicitou a 1ª Via do Cartão. Há cobrança do plástico?

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Não. Somente em casos de solicitação de 2ª via que há cobrança de R$ 5,40.

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