Cartão Mobilidade

Bem-vindo ao site do cartão Mobilidade!

INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS

CARTÃO MOBILIDADE DO TRANSPORTE PÚBLICO DO DF

O cartão Mobilidade é um benefício do Governo do Distrito Federal para a população. Com ele, o usuário pode utilizar o ônibus, metrô, além de poder usufruir da integração no Sistema de Transporte Público Coletivo de Brasília.

QUEM TEM DIREITO AO CARTÃO MOBILIDADE

O cartão é destinado a todos os usuários do transporte público que já utilizam ou gostariam de utilizar o sistema de integração. Empresas podem utilizar esta modalidade para seus empregados? Não! Conforme Lei nº7.418/85, o benefício aos trabalhadores deve ser o Cartão Vale Transporte.

RECARGA

Pode ser realizada nas estações do Metrô, postos do BRB Mobilidade, terminais do BRT, Aplicativo BRB Mobilidade, disponível no Apple Store e Google Play, Lojas do BRB Conveniência e pela internet.  As recargas realizadas pelo Aplicativo ou pela internet são disponibilizadas em até 3 dias úteis após o pagamento. Para efetivação do crédito no cartão, é necessário validar nas catracas do Metrô/ônibus/BRT.

CONSULTA DE SALDO

O usuário poderá realizar a consulta de seu saldo através do Aplicativo BRB Mobilidade ou através dos validadores dos ônibus.

INTEGRAÇÃO TARIFÁRIA

A integração tarifária é um benefício do transporte público que proporciona desconto na tarifa, trazendo mais agilidade, segurança e economia ao usuário.

REGRAS DA INTEGRAÇÃO

Com o Cartão Mobilidade, o usuário de transporte público pode realizar até dois transbordos, ou seja, pode realizar três embarques subsequentes, no intervalo de três horas, desde que o deslocamento seja realizado em um único sentido, não sendo permitido ir e voltar ao mesmo ponto utilizando da integração. O intervalo entre os embarques deve ser de pelo menos 1 minuto. Por meio da integração, o usuário paga, no máximo, R$ 5,50 em seus trajetos, que vale pela utilização de qualquer modalidade de transporte (Metrô/ônibus/BRT).

CADASTRO

O cadastro para obtenção do cartão Mobilidade pode ser realizado em qualquer Ponto de Atendimento do BRB Mobilidade e a primeira via do cartão é gratuita!

Os dados necessários para o cadastro são: Nome completo; Data de nascimento; Sexo; Dados da carteira de identidade ou certidão de nascimento; CPF; Endereço completo; CEP; Número de telefone; e-mail.

Pelo site do Web Commerce, o usuário poderá realizar o cadastro e comparecer ao Posto de Atendimento somente para retirada de seu cartão. Para tanto, é necessária apresentação de documento de identidade com foto.

IMPORTANTE!
O correto preenchimento do cadastro é de suma importância!

Dados equivocados podem ocasionar problema na liberação dos créditos adquiridos pelos canais virtuais;

Qualquer contato necessário entre o BRB Mobilidade e o usuário será realizado através das informações inseridas no cadastro;

USO DO CARTÃO mobilidade

O uso do cartão é pessoal e intransferível.

Em caso de perda do cartão, o BRB Mobilidade deverá ser comunicado de imediato, evitando utilização por terceiros e, consequentemente, evitar possíveis punições por uso indevido.

2ª VIA DE CARTÃO MOBILIDADE

Após a comunicação do bloqueio do cartão Mobilidade, o usuário poderá solicitar a 2ª via do cartão. Para tanto, deverá realizar um depósito identificado nas agências do BRB ou do BRB Conveniência e apresentar o comprovante de pagamento no Posto do BRB Mobilidade ou realizar o pagamento via Pix, nos postos que aceitam este pagamento.

É necessário apresentar documento de identificação com foto para retirada do novo cartão.

POSTOS DE ATENDIMENTO DO CARTÃO MOBILIDADE

  • Brazlândia – Na Hora (Correspondente Móvel – VAN)

  • Gama – Rodoviária

  • Gama – BRT

  • Park Way – BRT

  • Plano Piloto - Galeria dos Estados

  • Planaltina – Rodoviária

  • Plano Piloto –BRT Central

  • Plano Piloto – Rodoviária Mezanino

  • Santa Maria – BRT

  • Sobradinho – Rodoviária

  • Taguatinga – Rodoviária

  • Plano Piloto – Rodoviária Subsolo

    SAIBA mais mobilidade

    COMO FAÇO PARA ADQUIRIR O CARTÃO MOBILIDADE?

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    Você pode realizar seu pré-cadastro do cartão “Mobilidade” por meio do link  e apenas buscar o cartão físico em um dos postos BRB Mobilidade que realizam a 1ª via do Cartão Mobilidade – consulte a lista de postos aqui.

    O cadastro é rápido: só precisa do RG e CPF.

    Não se esqueça de levar seu documento de identificação com foto.

    Também é possível solicitar nos guichês de cadastro localizados em 6 (seis) Estações do Metrô:


    Com o cartão em mãos, para efetuar a sua primeira carga é só ir a um dos postos do BRB Mobilidade ou guichês do METRÔ. 

    Em caso de dúvidas, ligue: 3120-9500.

    ONDE FAÇO RECARGA DE CRÉDITOS DO CARTÃO?

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    A recarga pode ser feita pelo APP BRB Mobilidade disponível nas lojas IOS e ANDROID e, ainda, pelo site BRB Mobilidade.

    Também é feita nos postos de atendimento BRB Mobilidade, nos guichês de atendimento das Estações do Metrô e Lojas BRB Conveniência, totalizando mais de 121 pontos físicos.

    TODOS OS CARTÕES PODEM SER RECARREGADOS NAS CONVENIÊNCIAS DO BRB?

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    Apenas os cartões Mobilidade.

    QUAIS OS VALORES PERMITIDOS PARA RECARGA?

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    Valor mínimo: R$ 5,00 nos canais virtuais e R$ 2,70 nas lojas físicas.
    Valor máximo: R$ 1.000,00 em todos os canais de recarga.

    QUAIS AS FORMAS DE PAGAMENTO DA RECARGA?

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    A recarga nos postos pode ser realizada através de dinheiro e o pagamento do boleto pode ser pago através de seu Banco de origem.

    PERDI MEU CARTÃO. O QUE FAZER? COMO TIRAR A 2ª VIA?

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    No caso de perda/roubo, solicite o bloqueio imediato do seu cartão ligando no 3120-9500 ou pelo site .

    Para obter a 2ª via do cartão realize o pagamento da taxa (R$5,40), por meio de depósito identificado para a conta 027.049239-9,  indicando o CPF do titular do cartão, em qualquer agência ou conveniência BRB ou ainda via QR Code Pix (Postos BRB Mobilidade da Galeria dos Estados e Mezanino da Rodoviária do Plano Piloto). Lembrando que depósito identificado é uma operação bancária, não podendo ser realizada via transferência bancária ou doc/Ted. Após o pagamento dirija-se a um dos postos do BRB Mobilidade (consulte aqui)  levando consigo o comprovante de pagamento e documento com foto, e retire seu novo cartão.

    O saldo presente no cartão anterior será transferido para o novo cartão.

    COMO ACESSO O APLICATIVO BRB MOBILIDADE?

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    O aplicativo está disponível gratuitamente nas lojas para Android e IOS. Para acessá-lo é necessário se cadastrar e informar o e-mail e senha de sua preferência.

    Por meio do acesso ao app via e-mail e senha, mesmo que você não tenha o cartão mobilidade, pode usufruir de algumas facilidades, como: consulta de linhas e itinerários, "chatbot" e também efetuar solicitações diversas para o BRB Mobilidade.

    Depois de se cadastrar e acessar o app, ainda na tela inicial do BRB Mobilidade, você pode optar por um dos cartões que estão vinculados ao seu CPF ou adicionar um cartão que já está registrado para você.

    Baixe o seu app agora mesmo por meio dos links abaixo:

    - Apple Store
    - Google Play Store

    É POSSÍVEL FAZER A RECARGA DO CARTÃO MOBILIDADE PELO APLICATIVO?

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    Sim. O usuário deverá acessar a aba “Recarga de Cartão” presente no aplicativo e inserir o valor desejado. Será gerado um boleto para pagamento. Após pagamento, o crédito será disponibilizado para validação em até 3 dias úteis. Lembramos que o valor é efetivado no cartão após utilização em validador atualizado da rede de transporte público (ônibus ou metrô).

    QUEM JÁ USA O APLICATIVO BRB MOBILIDADE VAI PRECISAR SE CADASTRAR?

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    Sim. Pois, no momento, para acessar o aplicativo será necessário se identificar por meio do e-mail e senha de sua preferência e não pelo número do cartão e CPF, como ocorria na versão anterior do aplicativo.

    QUANTO TEMPO DEMORA PARA O CRÉDITO ESTAR DISPONÍVEL NO MEU CARTÃO?

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    As recargas realizadas pelo Aplicativo ou pela internet são disponibilizadas em até 3 dias úteis após o pagamento. Para efetivação do crédito no cartão, é necessário validar nas catracas do Metrô/ônibus/BRT.

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    CHATBOT
    BRB Mobilidade

    Atendimento 24h
    7 dias da semana.

    CENTRAL DE
    ATENDIMENTO

    3120-9500
    opção 1

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    DÚVIDAS

    VIA
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