cartão vale transporte

Bem-vindo ao site do cartão Vale transporte!

Cadastro Recarga Online

INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS

BENEFÍCIO VALE TRANSPORTE

O benefício do Vale Transporte é regulamentado através da Lei nº 7.418/85. O benefício pode ser concedido antecipadamente para cobertura de despesas com deslocamento do trabalhador no percurso residência-trabalho e vice versa, nos serviços de transporte público que melhor se adequar.

O empregador, segundo a Lei, participará dos gastos de deslocamento do trabalhador com ajuda de custo equivalente à parcela que exceder 6% de seu salário base.

O vale transporte não tem natureza salarial, nem se incorpora à remuneração e não constitui base de incidência de contribuição previdenciária ou de FGTS.

CARTÃO VALE TRANSPORTE

O cartão Vale Transporte permite ao beneficiário a utilização da Integração disponibilizada pelo Governo do Distrito Federal. Com ele, o usuário pode utilizar o ônibus, metrô, além de poder usufruir da integração no Sistema de Transporte Público Coletivo de Brasília.

QUEM TEM DIREITO AO CARTÃO VALETRANSPORTE

O cartão é destinado a todos os empregados de empresas que optarem pelo recebimento do benefício do Vale Transporte, atentando à disposição da Lei nº7.418/85.

Empresas podem utilizar esta modalidade para seus empregados? Sim! O Cartão Vale Transporte é disponibilizado para todas as empresas e colaboradores das mesmas.

RECARGA

A recarga deve ser realizada pelo Site de Web Commerce, através de cadastro prévio realizado pelas empresas. Os valores são disponibilizados nos cartões dos beneficiários em até 3 dias úteis após o pagamento do boleto gerado no site de compra. Para efetivação do crédito no cartão, é necessária validação nas catracas de ônibus ou metrô.

CONSULTA DE SALDO

O usuário poderá realizar a consulta de seu saldo através do Aplicativo BRB Mobilidade ou através dos validadores dos ônibus.

INTEGRAÇÃO TARIFÁRIA

A integração tarifária é um benefício do transporte público que proporciona desconto na tarifa, trazendo mais agilidade, segurança e economia ao usuário.

REGRAS DA INTEGRAÇÃO

Com o Cartão Vale Transporte, o usuário de transporte público pode realizar até dois transbordos, ou seja, pode realizar três embarques subsequentes, no intervalo de três horas, desde que o deslocamento seja realizado em uma única direção, não sendo permitido ir e voltar ao mesmo ponto utilizando da integração. O intervalo entre os embarques deve ser de pelo menos cinco minutos. Por meio da integração, o usuário paga, no máximo, R$ 5,50 em seus trajetos, que vale pela utilização de qualquer modalidade de transporte (Metrô/ônibus/BRT).

CADASTRO

O cadastro para obtenção do cartão Vale Transporte deve ser realizado através do Site do BRB Mobilidade – Web Commerce.
A primeira via do cartão é gratuita.

A empresa deve se cadastrar, assim como cadastrar seus colaboradores diretamente no site de compra do Vale Transporte. A solicitação da primeira via do cartão é gratuita!

IMPORTANTE!
Usuários, o correto preenchimento do cadastro é de suma importância!

Dados equivocados podem ocasionar problema na liberação dos créditos adquiridos pelos canais virtuais;

Se o BRB Mobilidade desejar contatar o usuário, utilizará as informações inseridas no cadastro.

USO DO CARTÃO VALE TRANSPORTE

O uso do cartão é pessoal e intransferível.

Em caso de perda do cartão, o BRB Mobilidade deverá ser comunicado de imediato, evitando utilização por terceiros e, consequentemente, evitar possíveis punições por uso indevido.

2ªVIA DE CARTÃO VALE TRANSPORTE

Após a comunicação do bloqueio do cartão Vale Transporte, o usuário deverá solicitara 2ª via do cartão Vale transporte. Para tanto, deverá realizar o pagamento da taxa de 2ª via através das opções abaixo:

É necessário apresentar documento de identificação com foto para retirada do novo cartão.

POSTOS DE ATENDIMENTO VALE TRANSPORTE

  • Brazlândia – Rodoviária Central

  • Gama – Rodoviária

  • Gama – BRT

  • Park Way – BRT

  • Plano Piloto - Galeria dos Estados

  • Planaltina – Rodoviária

  • Plano Piloto –BRT Central

  • Plano Piloto – Rodoviária Mezanino

  • Santa Maria – BRT

  • Sobradinho – Ginásio de Esportes

  • Taguatinga – Rodoviária

  • Plano Piloto – Rodoviária Subsolo

    saiba mais vale transporte

    O QUE É VALE TRANSPORTE (VT)?

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    O vale-transporte é um benefício obrigatório assegurado pela lei 7.418, no qual o empregador antecipa o valor gasto para o deslocamento do empregado no trajeto casa x trabalho x casa.  Esse valor é antecipado pelo empregador, e geralmente custeado entre empregador e empregado, e o uso do benefício é exclusivo para o deslocamento de casa até o trabalho e vice-versa.  Para aderir ao benefício, no ato da contratação o colaborador assina um Termo de opção do vale transporte.

    COMO O VALE TRANSPORTE DEVE SER UTILIZADO?

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    Deslocamento residência-trabalho e trabalho-residência.

    EXISTE LIMITE MÁXIMO DIÁRIO DE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO VALE TRANSPORTE?

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    Sim! São autorizados 8 (oito) acessos diários por meio do Sistema de Bilhetagem Automática – SBA, para todos os modais integrados (micro-ônibus, ônibus, metrô e BRT).

    É POSSÍVEL SOLICITAR MAIS ACESSOS PARA UTILIZAÇÃO DIÁRIA?

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    Sim. Caso tenha necessidade de fazer mais de oito acessos por dia, o usuário terá de comprovar a necessidade de extensão do limite apresentando documentação à Secretaria. Após análise da solicitação, em caso positivo, o BRB Mobilidade atualizará o limite no sistema de bilhetagem em dois dias úteis após aprovação da Secretaria de Transporte e Mobilidade. Para mais informações, acessar o link

    O CARTÃO VALE TRANSPORTE PERMITE A UTILIZAÇÃO DO BENEFÍCIO INTEGRAÇÃO TARIFÁRIA?

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    Sim. O cartão permite usufruir da integração, seguindo as regras do benefício. O benefício da integração é adquirido para o intervalo mínimo entre um embarque e outro. Ou seja, o intervalo entre os embarques é de pelo menos um minuto e são permitidos até dois transbordos (três embarques subsequentes), sem retornar ao ponto de partida durante três horas.

    POSSO EMPRESTAR MEU CARTÃO?

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    Não! O cartão Vale Transporte é pessoal e intrasferível.

    TEM SALDO EXCEDENTE EM MEU CARTÃO. POSSO VENDER?

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    Não. O empregado poderá informar ao empregador sobre o saldo para que a empresa não deposite o valor integral do vale transporte no mês seguinte, evitando acúmulo de valores no cartão.

    E QUANTO AO DESCUMPRIMENTO DAS REGRAS?

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    É proibida sua comercialização. O descumprimento das regras de uso do cartão, assim como utilização de declaração falsa de domicílio, pode acarretar suspensão do benefício ou até mesmo denúncia aos órgãos de segurança, caso haja indício de fraude. Além disso, o beneficiário estará sujeito a demissão por justa causa, uma vez que constitui falta grave.

    PERDI MEU CARTÃO. O QUE FAZER? COMO TIRAR A 2ª VIA?

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    No caso de perda/roubo, deverá solicitar o bloqueio imediato do seu cartão ligando no 3120-9500 ou pelo site.

    Para obter a 2ª via do cartão realize o pagamento da taxa (R$5,40), por meio de depósito identificado para a conta 027.049239-9,  indicando o CPF do titular do cartão, em qualquer agência ou conveniência BRB ou ainda via QR Code Pix (Postos BRB Mobilidade da Galeria dos Estados e Mezanino da Rodoviária do Plano Piloto) ou através de pagamento via débito nos postos da Rodoviária do Plano Piloto, Rodoviária do Gama, BRT Gama, Galeria dos Estados, Ginásio de Esportes de Sobradinho, BRT Santa Maria e Rodoviária de Planaltina.. Lembrando que depósito identificado é uma operação bancária, não podendo ser realizada via transferência bancária ou doc/Ted. Após o pagamento dirija-se a um dos postos do BRB Mobilidade (consulte aqui), levando consigo o comprovante de pagamento e documento com foto, além do Boletim de Ocorrência, referente à perda/roubo do cartão, e retire seu novo cartão.

    O saldo presente no cartão anterior será transferido para o novo cartão.

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