Novos Cartões Mobilidade

Foram lançados novos modelos dos cartões Mobilidade, com layout diferenciado em alusão aos pontos turísticos de Brasília. Os plásticos vêm com a logo do BRB Mobilidade, e também com a marca comemorativa dos 60 anos do aniversário da cidade.  

São eles:

• Cartão Mobilidade: destinado a todos os usuários do transporte público (ônibus, BRT e metrô) que utilizam o sistema de integração.  

•Vale-transporte: destinado aos trabalhadores que recebem o benefício de vale-transporte de seus empregadores.  

•Estudantil: concedido conforme previsto em legislação, aos alunos das escolas públicas e privadas de Brasília, que possuem 100% de gratuidade no STPC-DF.   

•Especial: destinado às pessoas com deficiência permanente ou com determinadas doenças, de acordo com a Lei Distrital.

•Criança: concedido às crianças com idade de 3 a 5 anos, acompanhada por um adulto, garantindo assim a isenção do pagamento (da criança) e maior facilidade à criança ao passar na roleta.
  
•Funcional: concedido aos colaboradores do sistema, que tenham direito à gratuidade, para exercício de suas funções em prol da mobilidade urbana, conforme legislação vigente, garantindo assim isenção do pagamento de tarifa no transporte coletivo de Brasília.

Características Técnicas

Os plásticos são confeccionados em material resistente ao uso contínuo, consistem em um cartão de PVC com um chip de capacidade pequena de memória e uma antena interna que percebe a aproximação do leitor através de campo magnético identificado pela frequência do cartão(RFID). Sua criptografia segura impede o acesso não autorizado a informações armazenadas. Isto torna extremamente difícil copiar um cartão MIFARE. Por não necessitar de contato, sendo reconhecido a até 10cm do leitor, o cartão sofre muito menos desgaste que um cartão de contato, o MIFARE também não precisa ser inserido, como um cartão magnético ou com chip, basta só aproximá-lo.

Cartas de serviços

CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO