Sobre o seu cartão

cartão especial

O cadastro para obtenção do Cartão Especial pode ser realizado por meio digital no site https://mobilidade.brb.com.br/passelivre/pcd/. Desse modo, só há necessidade de se deslocar até um posto BRB Mobilidade para a retirada do Cartão Especial. Ou presencial no posto de atendimento da estação do metrô 112 sul.

documentos necessários para o cadastro

  • Laudo Médico: o usuário deverá imprimir o formulário de laudo disponível no https://mobilidade.brb.com.br/passelivre/file/static/FORMULARIO_DO_PASSE_LIVRE.pdf O laudo deverá ser preenchido com as seguintes informações: nome do usuário, nome da mãe, RG, CPF, sexo, descrição da condição constatada e, grau de deficiência. Em caso de necessidade de acompanhante deverá conter no laudo a justificativa expressa, número do CID e o CRM/DF.

    - Deficiência permanente: anexar o formulário de laudo existente (o laudo tem validade permanente).

    - Deficiência temporária: anexar o formulário de laudo existente (se emitido há menos de dois anos).  

  • RG e CPF: o CPF é obrigatório para todos os requerentes.

    OBS: no caso de criança sem documento de identidade oficial com foto, anexar a certidão de nascimento.

  • Comprovante de Residência: pode ser conta de água, luz, telefone ou qualquer correspondência recebida em nome do requerente ou responsável legal (que conste em seu documento de identidade ou que comprove guarda ou tutela) com data de emissão máxima de 60 dias. O comprovante de residência tem que ser obrigatoriamente do Distrito Federal.

  • Comprovante de Renda:
    - Quem trabalha: contracheque com data de emissão máxima de 60 dias e carteira de trabalho (cópia das páginas que contêm: foto de identificação, qualificação civil, contrato de trabalho e alterações salariais).

    - Quem não trabalha: carteira de trabalho (cópia das páginas que contêm: foto de identificação, qualificação civil, último contrato com a respectiva baixa, próxima página deve estar em branco), extrato de benefício ou nada consta do INSS e extrato de contribuição do INSS (CNIS).

    - Quem não possui renda e também não possui carteira de trabalho: extrato de benefício ou nada consta do INSS, extrato de contribuição do INSS (CNIS) e declaração de próprio punho contendo: nome completo do beneficiário ou responsável legal (em caso de menor de idade sem benefício do INSS ativo), endereço completo com CEP, assinatura do usuário ou responsável legal e com data de emissão máxima de 60 dias, informando não possuir renda.

  • Foto: anexar uma foto 3x4 ou equivalente, com fundo branco, digitalizada e atualizada, em virtude do reconhecimento pela biometria facial.

IMPORTANTE!
Usuário, o momento de preencher o cadastro é muito importante para você;

O site é autoexplicativo, mas todo procedimento deve ser realizado atentamente;

Em primeiro lugar, leia cuidadosamente todas as informações, inclusive o Termo de Uso;

Preencha cautelosamente os campos do site;

Antes de enviar, releia tudo e faça um checklist completo;

Esses cuidados vão ajudar acima de tudo você mesmo, uma vez que seu cadastro transcorrerá sem problemas e será logo aprovado;

RECADASTRAMENTO

A atualização do seu cadastro é muito importante para o BRB Mobilidade, mas principalmente para você, pois nos ajuda a corrigir eventuais inconsistências em nossos bancos de dados, e acima de tudo, garante o seu benefício.

Todos os usuários PNEs que são beneficiários do Passe Livre Especial antes do vencimento do seu cadastro devem fazer o recadastramento. O recadastramento ocorrerá a cada dois anos a partir da data de aprovação do cadastro, conforme o art. 1, § 2º do Decreto nº 29.245/2008.

Os documentos necessários para o recadastramento são:

• Laudo Médico;
• RG e CPF;
• Comprovante de Renda;
• Comprovante de Residência;
• Foto 3x4.

O envio das documentações para o recadastramento e acompanhamento do andamento do processo podem ser realizados por meio do site Passe Livre Especial, clicando aqui